Análise Corporal na Parentalidade: o que seu corpo revela sobre sua forma de ser mãe ou pai
- Erika Farias
- 13 de ago.
- 2 min de leitura
Como a análise corporal na parentalidade ajuda a entender seus padrões emocionais
Você já se pegou reagindo de um jeito com seu filho e, minutos depois, se perguntando:
"Por que eu fiz isso? Eu nem queria reagir assim..."
A verdade é que muito do nosso jeito de educar e de nos relacionar com os filhos não nasce apenas das escolhas conscientes que fazemos hoje. Ele vem de uma história emocional que começou muito antes de nos tornarmos pais ou mães — e que o nosso corpo guarda. É aí que a análise corporal na parentalidade entra como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.

Como a análise corporal na parentalidade funciona
O O Corpo Explica é uma metodologia que mostra como o formato físico do nosso corpo se conecta ao nosso funcionamento emocional.Isso significa que o jeito como pensamos, sentimos e reagimos está ligado a experiências vividas lá atrás, principalmente na infância.
Nosso corpo é como um “registro vivo” dessas histórias: ele carrega as memórias emocionais e os recursos que desenvolvemos para lidar com o mundo.Quando aplicamos essa leitura à parentalidade, entendemos como esses padrões influenciam nossa forma de educar e se relacionar com nossos filhos.
Exemplos na vida real
Sem entrar em termos técnicos, veja alguns padrões comuns que observo nos atendimentos de análise corporal na parentalidade:
Mães e pais muito “orais”: têm grande facilidade de se conectar e conversar com os filhos, mas podem sentir medo intenso de afastamento ou silêncio, cedendo demais para evitar conflitos.
Quem tem traço “rígido” forte: costuma ser ágil, organizado e querer fazer tudo perfeito, mas se frustra muito quando as coisas não saem como imaginava ou quando não se sente valorizado.
Pessoas com muito traço “masoquista”: são extremamente responsáveis e cuidadosas, mas tendem a se sobrecarregar, carregando mais do que precisam — inclusive emocionalmente.
O poder de se conhecer
Quando você descobre seus traços e aprende a usar seus recursos (e não apenas reagir às dores), a análise corporal na parentalidade ajuda a agir com mais consciência, menos culpa e mais leveza.Isso não transforma apenas a sua vida, mas também toda a dinâmica familiar.
💛Cuidar de quem cuida começa por se conhecer. Entender o que o seu corpo revela sobre você é um passo poderoso para viver a parentalidade com mais segurança, presença e tranquilidade.



É bem isso que eu sinto mesmo. Um pouco dos três aspectos de personalidade. Mas o interessante é reconhecer esse padrão de comportamento para mudar a situação. O que você diria para quem enxerga mas adia essa mudança?
Ou até sente-se prazer em ser assim.
É possível reconhecer esses aspectos tóxicos dos relacionamentos e ainda sim cultivar um relacionamento saudável?
Gostaria de saber mais sobre o corpo explica. Gostei do texto.